cinedebae.png

Cine debate na casa espírita?

   O cinema, o uso de um debate sobre um filme ou vídeo pode auxiliar no processo de aprendizagem?

Divido com vocês algumas experiências que tive utilizando o cine-debate e recorro a algumas referências como o livro, A hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008): “...reconhecemos o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos”.

  Realizei alguns cinedebates em casas espíritas com um filme de própria autoria, Solitude. Nele a protagonista, Lurdes, inconformada com a própria velhice, vive a solidão na populosa cidade de Lisboa/Portugal, mas um encontro inesperado muda a sua vida. É um filme que tem como assuntos: depressão, suicídio, solidão e solidariedade.

   Fizemos com ele, cine-debate em várias cidades do Brasil e também em Portugal e Austrália,  deixando o público livre para perguntas e quando não havia muitas interações, tínhamos perguntas já prontas que proporcionavam a reflexão: a) o filme tem alguma relação com o que aprendemos no Espiritismo? b) você se identificou com algum personagem e por quê? 3) você faria escolhas diferentes da personagem Lurdes?

   A experiência de fazer um cine debate é um convite e desafio à reflexão e discussão sobre temas tratados no roteiro da obra, as escolhas das personagens, conflitos e desejos. No debate as pessoas falam, não só ouvem, como normalmente em uma palestra, algumas dão depoimentos; é uma troca de ideias que agrega conhecimentos e há um processo natural de identificação com as histórias, com as representações. No filme Solitude, muitas pessoas se identificavam com a protagonista ou conheciam alguém próximo a elas que vivia algo parecido. Em uma exibição em uma casa espírita de Porto Alegre/RS, uma das pessoas disse que se identificava com a história e já tinha tentado suicídio 5 vezes; neste caso e outros, o cine-debate proporcionou um aprendizado, pois foi tratado o tema de forma cuidadosa e fundamentada no que se estuda no Espiritismo.

   O debate proporciona ver um filme mais que um entretenimento, uma ferramenta, suporte de estudo. Relacionar o que é visto através das imagens em movimento, os conflitos de nossa vida com o que é estudado nas obras básicas e como Frederico Fellini diz, “O cinema é um modo divino de contar a vida”.

Um filme consegue mexer com o campo emocional, muitos que viram Chico Xavier, o filme, ou o filme Nosso Lar, saíram dos cinemas com enormes reflexões, tocados pelo sentimento. E como Leon Dénis fala em sua obra, O espiritismo na arte, a arte proporciona a reflexão e o sentir e pode ser uma eficaz ferramenta de educação do ser.

   Na escolha dos filmes, não precisa necessariamente ser filmes espíritas, mas que tenham alguma relação de assuntos que possam ser trabalhados. A Federação Espírita Brasileira tem um projeto, Luz além da tela, de exibição e debate de filmes em que já foram debatidos os filmes, A cabana, Star Wars, Divertidamente, etc., sempre buscando debater esta associação com o Espiritismo.

   Tenho um trabalho de cine debate em uma creche para crianças de 2 a 4 anos. Nele passamos filmes, a cada 20 minutos fazemos uma pausa e abrimos a roda de perguntas, parada necessária pelo nível de atenção que crianças nesta idade tem, os filmes escolhidos tem valores que podem ser trabalhados nos processos de identificação com a história, auxiliando assim na parte lúdica e formação infantil.

Como exemplo, usamos o filme Toy Story, e a partir das cenas, da história narrada, elaboramos algumas perguntas:

a) Vocês cuidam dos brinquedos de vocês? Guardam? Limpam? b) O que a gente faz quando não queremos mais? Doamos? c) Você empresta para seu colega? d) No filme, o personagem cowboy Woody, tinha ciúmes. E nós, devemos ter ciúmes?; E outras perguntas que nos proporcionaram trabalhar com as crianças nesta faixa de idade, alguns valores e dificuldades que eles passam como (gritar, morder, brigar, crescer).

   Em uma cena do filme o personagem Woody mostra sua insegurança e medos de ser esquecido pelo seu dono, na hora da roda de conversa, uma criança de 4 anos viveu o processo de identificação, falou que também tinha medo de ser esquecido, pois seu pai só queria saber de usar o celular e não brincava com ela.

   Com isso discutimos sobre tecnologia, tempo e outros assuntos. Faço também cine-debate com idosos, em um asilo e é incrível o processo de identificação deles com as histórias. Tanto, crianças, jovens ou adultos podem viver um processo de catarse assistindo um filme pela descarga de sentidos e emoções e nesta hora o cine-debate auxilia a discutir isso.

  Então respondendo. O cinema, o uso de um debate sobre um filme ou vídeo, pode auxiliar no processo de aprendizagem do ser, o contato com os filmes pode promover o encontro com diferentes experiências estéticas; provocar o questionamento, criar uma identificação, e seu uso é agregador e dinamizador.

   E você, o que está esperando para levar o cine debate para sua casa espírita?

10 ações para realizar um cine debate?

 

  1. •Escolhe o filme, ficção, desenho ou documentário. Nesta escolha use o bom senso, um  filme muito violento ou com cenas muito sensuais não cabem em alguns ambientes.

  2. na escolha veja o tempo que ele tem e se é adequado ao tempo que você reservou, normalmente os filmes tem 1h20min ou mais.

  3. Reserve o tempo para assistir ao filme e o tempo do debate.

  4. Prepare o ambiente (técnica: imagem (datashow e som adequado ao ambiente - caixas de som)

  5. verifique a luminosidade do ambiente, se for muito claro, pode ser que o datashow não consiga reproduzir bem as imagens

  6. providencie um•Lanche (Pipoca) quem não gosta de ver um filme com pipoca?

  7. Escolhe os debatedores (uma ou mais pessoas que tenham assistido e conheça do assunto que vão debaterem o filme e conheçam do assunto que irão debater)

  8. Intermediador (pessoa ue irá interagir com o público, coletar perguntas, pode ser o próprio debatedor)

  9. Perguntas (podem ser feitas oralmente ou ou anotadas) - as perguntas anotadas tem maior possibilidade de fazer triagem.

  10. Selecione previamente algumas perguntas, caso não tenha muita interação do público.

  11. Direitos do filme: Quando você faz uma exibição pública sem cobrar ingressos, você não será penalizado, mas se você cobrar ingressos para as pessoas assistirem, terá de pagar os direitos autorais do filme.

Mas e durante a epidemia? como faço?

Filmes de longa duração, você não poderá transmitir no youtube por questões de direitos autorais, mas você pode marcar o dia do cine debate, e pedir que as pessoas assistam cada um na sua casa antecipadamente.

No dia você abre uma sala virtual e transmite o debate, as perguntas irão chegar das pessoas, via chat.

Outra dica é pegar filmes de curta-metragem, exemplo, o filme Solitude (20 min) que ai dá para exibir durante sua transmissão.

Também tem muitos filmes espíritas de longa e curta duração que você pode pedir autorização aos produtores.

cada um faz a pipoca na sua casa e todos se protegem!

Sugestão de perguntas que podem ser feitas em um cine debate

* Lembrando que a maioria dos filmes, temos uma tríade: personagens, desejos, conflitos

Os personagem buscam desejos, sonhos, mas que para alcançá-los tem dificuldades, problemas.

1 – Qual o tema do filme? Qual mensagem ele passa?

2  - Algum elemento do filme não foi compreendido?

3 - Do que você mais gostou neste filme? Por quê?

4 - Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê? você se identificou com ele? faria escolhas diferentes?

5 - Qual o desejo do personagem principal e o que o impede de alcançar?

6 - Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?  você se identificou com ele? faria escolhas diferentes?

7 - O filme tem alguma relação com o que aprendemos no Espiritismo?

8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?

9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?

10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê

11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?

12 - Se você fosse reescrever a história como escreveria?

sugestão de filme para cine debate

 

Se quiser a sugestão de um filme curto de 20 minutos para cine debate, é o filme Solitude:

 

sinopse: Inconformada com a própria velhice, Lourdes, vive a solidão na populosa Lisboa, mas um encontro inesperado muda a sua vida.

O filme tem os seguintes temas que podem ser trabalhados: solidão, velhice, depressão, suicídio e solidariedade.

Já foi feito cine debate com ele em 38 centros espíritas no Brasil e exterior.

O diretor do filme e a produtora e atriz também estão disponíveis para ajudar nos cine debates.

Sugestão de alguns filmes para cine debate

Chico Xavier - O Filme.

temáticas: Exemplo, caridade, desapego, mediunidade, missão

 

Minha vida em outra Vida

temáticas: reencarnação, fé

 

Além da Eternidade

temática: vida após a morte

Ghost - Do Outro Lado da Vida

temáticas: vida após a morte/mediunidade

A cabana

temáticas: perdão, vingança, filhos

E a Vida Continua... ...

temáticas:  vida, reencarnação

O sexto sentido

mediunidade, criança enfrenta medos

Amor Além da Vida

umbral/mundo espiritual

O Mistério da Libélula

comunicação dos espíritos, persistência

Nosso Lar

mundo espiritual, lei de causa e efeito

A Casa dos Espíritos

temas: comunicação dos espíritos

vídeos de alguns cine debates