Espaço para falarmos de cinema e espiritismo!
Sim os dois tem uma boa combinação!
Ambos falam de sentimentos, de emoção, da vida!
Clique para assistir a vários curtas espíritas
Alguns artigos/textos sobre cinema e espiritismo
Convergência de conteúdo em filmes brasileiros com temáticas espírita de Claiton Freitas
Notas para pensar a onda dos filmes espíritas no Brasil de Laura Cánepa
“O potencial do audiovisual espírita é muito grande” de Lucas de Pádua
O espiritismo conquista o Cinema de diário do Nordeste
O audiovisual e o cinema a serviço do Espiritismo
O que é audiovisual?
Didaticamente podemos dizer que audiovisual é todo meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais (imagens, desenhos, gráficos) e sonoros (voz, música, ruídos, efeitos), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido. É a arte da imagem em movimento.
Mas quando surgiu esta arte?
Seus primeiros movimentos são mais antigos que imaginamos, na pré-história, a milhões de anos, os homens viviam nas cavernas e expressavam seus sentimentos através das pinturas rupestres para representar o seu dia a dia, os animais e os seus deuses, quando eles descobrem o fogo e passam uma tocha próxima às imagens, elas parecem pelo movimento de sombras se movimentarem, estava ali criada a busca do homem por ver as imagens se moverem e durante séculos essa busca foi constante, com a tecnologia foram surgindo cada vez mais aprimoramentos, primeiro foi a câmera escura (basicamente um aparelho óptico que consiste numa caixa com um orifício no canto, a luz de um lugar externo passa pelo mesmo e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida), base da invenção da fotografia, a imagem estática, no início do século XIX.
A partir da ideia da câmera escura, foram criados alguns aparelhos para projeção de imagens em movimento, alguns bem famosos, o cinetóscopio, em que as pessoas tinham de olhar por um visor para ver as imagens se movendo e o cinematógrafo que permitia a projeção de imagens em uma tela grande, aparelho patenteado pelos irmãos Lumiere, responsáveis no ano de 1895, em Paris-França por uma sessão pública de filmes para uma plateia, filmes curtos de 50 segundos, em preto e branco e sem som, o máximo que os aparelhos da época permitiam.
Entre os filmes projetados estava: “A chegada de um trem a estação”, o ângulo que a câmera foi colocada parecia que o trem estava saindo da tela, consta nos registros que algumas pessoas se assustaram com aquela novidade e correram quando viram o trem. Surgia ai o cinema, já mexendo com as emoções, em seus primeiros registros documentais de imagens em movimento, cenas curtas do cotidiano.
A narrativa audiovisual e a magia do cinema
Assistindo aquela sessão pública estavam duas pessoas que tem uma importância enorme para o cinema, o senhor Georges Méliès, um mágico, ilusionista que ficou encantado com aquele novidade, veterano do teatro de variedades, Méliès saiu dali cheio de ideias, correu para casa e começou a escrever roteiros de filmes, usando seus truques de ilusionismo, tornando-se depois um grande produtor audiovisual com mais de 500 filmes, presente também estava a senhorita Alice Guy Blaché, considerada a primeira roteirista de filmes de ficção do cinema, cheia de ideias e ousada ela foi uma pioneira do cinema francês, criando mais de 1000 filmes em 20 anos de carreira, um detalhe: os filmes naquela época era pequenos, de 1, 2...5 minutos, por isso se produzia tanto.
E porque estes dois tem uma importância grande para o crescimento do cinema?
Eles viram naqueles registros de imagens em movimento, que poderia ser criada uma narrativa, uma história, se aproveitar do teatro, usar atores e construir roteiros. E assim nas três primeiras décadas do século XX, através da narrativa de histórias, o cinema afirmou-se como arte, meio de entretenimento, comunicação e emoções, foram criadas as profissões de ator de cinema, as várias funções técnicas e hoje tem um alcance mundial afirmando-se como a 7ª arte.
E o Espiritismo que relação tem com o cinema?
O Espiritismo veio a lume no mesmo século XIX, com um dos intuitos de despertar no espírito humano a luz e a razão, sendo também uma doutrina filosófica, religiosa e científica que estuda o sentimento humano, a nossa relação com o meio, com o outro e conosco, e o cinema, o audiovisual trabalham com os sentimentos e emoções.
Através da sua linguagem o audiovisual se utiliza de imagens para descrever o que se vê, a forma que se usa, o som para envolver o público, a ação gerada que cativa o expectador, a interpretação dos atores, enfim, vários aspectos que vemos no vídeo.
Segundo o Espírito Emmanuel no livro Pensamento e Vida
“Como no filme cinematográfico, em que a história narrada é feita pelos quadros que se sucedem, ininterruptos, a experiência que nos é peculiar, nessa ou naquela fase da vida, constitui-se dos reflexos repetidos de nossos sentimentos, gerando idéias contínuas que acabam plasmando os temas de nossa luta, aos quais se nos associa a mente, identificando-se, de modo quase absoluto, com as criações dela mesma, à maneira da tartaruga que na carapaça, formada por ela própria, se isola e refugia.”
É do ser humano esta capacidade de interação com o meio em que vive, podemos então ao unir audiovisual e espiritismo trabalhar com um entretenimento positivo, com uma arte que esclareça e console, através de uma narrativa, buscar projetar imagens que criem esperança, consolo, para que o expectador capte pela emoção uma visão benéfica sobre a vida.
Ao assistir um filme, trabalhamos muito a empatia, se colocar no lugar dos personagens. Muitos que assistiram “Chico Xavier, o filme”, devem ter se identificado com a vida do médium mineiro, suas dificuldades, seus exemplos, seu lado espiritual, como ele auxiliava a sociedade a sua volta e o audiovisual tem esta força de expressão, transferência de conhecimentos e comunicação, através dos sentidos ele pode atingir vários campos do sentimento: social, ideológico, psicológico, físico ou espiritual.
Há vídeos que nos fazem rir, chorar, refletir, se revoltar, ter esperança, otimismo, falar sobre algo da sociedade, trabalhar no campo das ideias, discutir uma ideologia, envolver-nos psicologicamente, através da catarse despertar no público gatilhos psicológicos, entrar no campo espiritual nos fazendo refletir sobre nosso papel neste mundo.
E como meio de divulgação, um exemplo são as produções cinematográficas com cunho espírita que tem tido alcances mundiais, o filme Nosso Lar, lançado em 2010, obteve o 9º lugar de público entre todos os filmes nacionais dos últimos 20 anos, exibido em vários países, levando a mensagem do espiritismo, da continuação da vida, sendo fonte de inspiração para muitas nações.
Como Allan kardec, expressou no livro Obras Póstumas.
“O Espiritismo abre à arte um campo novo, imenso e ainda inexplorado; e quando o artista reproduzir o mundo espírita com convicção, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações [...]." Allan Kardec”.
A arte audiovisual tem um grande potencial para realizar isso que Kardec citou através de suas produções artísticas e buscar pelo sentimento as manifestações de sabedoria, de beleza, de paz e de amor. Reproduzir o mundo espírita como os filmes Nosso Lar, Deixa-me Viver, Bezerra de Menezes, o diário de um espírito, E a vida continua, etc.
O audiovisual como poder transformador do ser.
O cinema e o audiovisual com as novas tecnologias tem crescido muito, hoje em nossas telas de celulares alcançamos o mundo, é possível escolher aquilo que iremos captar ou ainda escolher o que iremos projetar, esta escolha depende de nosso livre arbítrio, e como Emmanuel cita, a escolha destas imagens é que irá nos colocar em uma carapaça, presos ao passado, aos erros, ou nos projetar no presente, deparando-nos com nossa luta pela evolução, pensando no futuro.
Quando postamos algo, ou ao produzir algo, temos nas mãos hoje uma ferramenta eficaz para trabalhar com a transformação do ser, divulgando virtudes e valores através do cinema, ou dos vídeos nas redes sociais, entre outros meios, e assim gostaria de encerrar este artigo com um texto que criei para um vídeo sobre a importância do audiovisual em nossas vidas. (veja o vídeo aqui: www.artespirita.com.br/)
Respiramos em um mundo de imagens que projetamos e recebemos. Estamos imersos em cor, luz e sombra. Como em um filme cinematográfico, em que a história narrada é feita pelos quadros que se sucedem, nossa vida é feita pelas experiências vividas, pelos reflexos repetidos de nossos sentimentos.
Se você sente o desejo de pegar uma câmera, um celular para filmar, fotografar,
fazer um documentário, um filme, um vídeo, um clip musical…
Essa vontade não vem ao acaso, ela responde a um impulso da sua alma e da espiritualidade, tendo o fazer artístico como possibilidade de seu crescimento íntimo e na contribuição na transição planetária.
Ser artista é religar-se a Deus com a oportunidade de expressar seus sentimentos.
Auxilia através da lente, o influxo renovador dos poderes que nos induzem à purificação e ao progresso.
Capta com teu olhar o reflexo mental que mora no alicerce da vida.
Reflete nas criaturas e assim em nós mesmos os objetivos do Criador.
Propaga pelas telas, experimenta no vídeo expressar seus sentimentos carregados de valores morais.
É preciso diferentes olhares sobre nossa existência, olhares de motivação pela arte de viver, que tragam paz, reflexão, esclarecimento, consolo e verdade. Fazer nossa arte com ética e estética.
O mundo precisa de boas histórias.
Autor: Claiton Freitas (Artigo publicado no livro: a arte que transforma (2018)
referências:
Pensamento e Vida. Autor, Francisco Cândido Xavier; Espírito: Emmanuel
Obras Póstumas. Autor, Allan Kardec
O que é o cinema. Autor, Jean Claude Bernardet
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar_(filme) site consultado em 12 março de 2018.
CRONOLOGIA DE CINEMA E ESPIRITISMO
Estou fazendo esta pesquisa de filmes com temática espírita,
ou acontecimentos audiovisuais no espiritismo, caso queira contribuir,
mande um email
1921
A Carruagem Fantasma, Victor Sjöstrom
1953
Contos da Lua Vaga, direção: Kenji Mizoguchi
1966
novela: Somos Todos Irmãos" , produzida pela extinta TV Tupi e inspirada no romance espírita A Vingança do Judeu, psicografado pela médium russa Vera Kryzhanovskaia.
1975
novela "A Viagem" (1975), produzida pela extinta TV Tupi e inspirada nos romances espíritas Nosso Lar e E a Vida Continua..., desenvolveu uma trama complexa abordando os conceitos de mediunidade, morte, obsessão espiritual, reencarnação,
1979
filme: Joelma, 23º Andar, dirigido por Clery Cunha e protagonizado por Beth Goulart, Baseado em Somos Seis, obra psicografada pelo médium Chico Xavier, foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita
1983
O Médium dirigido por Paulo Figueiredo,
1987
Asas do Desejo direção: Wim Wenders
1990
Ghost - Do Outro Lado da Vida, direção de Jerry Zucker
1995
filme: O Espiritismo, De Kardec aos Dias de Hoje: direção: Marcelo Taranto
1998
Amor Além da Vida, direção: Vincent Ward
Cidade dos Anjos, direção: Brad Silberling
1999
filme: O sexto sentido, direção: M. Night Shyamalan
2000
filme: Minha vida na outra vida, Direção: Marcus Cole
2001
Os Outros, direção: Alejandro Amenábar,
2002
O Mistério da Libélula, direção Tom Shadyac
2004
As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu, direção: Lloyd Kramer
2005
E Se Fosse Verdade. direção Mark Waters
série Medium produzida pela NBC,
2006
(jan) entra no ar a TV Mundo Maior, da Fundação Espírita André Luiz (FEAL)
Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium direção Oceano Vieira de Melo
2007
Documentário: Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium Eurípedes Barsanulfo – direção de Oceano Vieira de Melo
Documentário: O Grande Médium Espírita: direção de Oceano Vieira de Melo
Curta Laços - direção Flavia Lacerda - o curta ganhou o Project: Direct 2007 e participou do Festival de Sundance
2008
filme: Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, direção: Glauber filho e Joe Pimentel
2009
(mai) Lançamento do Núcleo de Audiovisual Espírita (NAVE), Goiânia.
Documentário: A Grande Síntese de Pietro Ubaldi -Oceno vieira
Um Olhar do Paraíso, direção Peter Jackson
2010
Filme Nosso Lar, diretor: Wagner de Assis
surgimento da Visão Espírita Tv, através da Rede Net de TV, tendo como Âncora alamar Regis
filme: As Cartas Psicografadas por Chico Xavier
2010 - filme Chico Xavier (2010), diretor: Daniel Filho
1ª Mostra de Cinema e Vídeo Espírita, promovida do Nave, Goiânia
Além da Vida direção: Clint Eastwood
A Cura (2010), microssérie exibida e produzida pela Rede Globo, retrata o ator protagonista Selton Mello no papel de um médium de cura que exerce cirurgias espirituais.[10]
"Escrito nas Estrelas" (2010), produzida pela TV Globo, apresenta muitos temas espíritas, tais como a reencarnação, a evolução dos espíritos e a mediunidade.[14]
O Último Romance de Balzac direção: Geraldo Sarno,
ano 2011
O filme dos espíritos (2011), direção: André Mouroço
1º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
(nov) palestra sobre O Cinema Espírita e o Teatro Transcendental no Brasil - de Luís Eduardo, Ceará
As Mães de Chico Xavier (2011), filme brasileiro dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, com roteiro dos mesmos diretores baseado no livro "Por Trás do Véu de Ísis", de Marcel Souto Maior. Narra a história de três mães que, após perderem os filhos, recorrem a Francisco Cândido Xavier na esperança de receberem mensagens do plano espiritual.
Chico Xavier (2011), microssérie biográfica exibida e co-produzida pela Rede Globo com produção da Lereby, foi exibida entre 25 e 28 de janeiro, a partir do filme homônimo. A série conta a trajetória do médium e filantropo Francisco de Paula Cândido Xavier, o maior divulgador do Espiritismo no Brasil.
2º Mostra de CInema e Vídeo Espírita, com o tema A Adaptação de obras literárias mediunicas para o cinema, com a participação de Iafa Britz (Nosso Lar), Oceano Vieira (E a vida continua), Luís Eduardo Girão (Bezerra de Menezes, As mães de Chico Xavier e Chico Xavier) e Edmundo César (ABRARTE)
(ago) NAVE e Anga se reúnem no CRC em Vila Velha para organizarem o I FESTIVAL DE CINEMA E AUDIOVISUAL ESPíRITA CAPIXABA
websérie Sozinho - direção: Tv Mundial de Espiritismo
ano 2012
Filme: E a vida continua (2012), direção: Paulo Figueiredo
2º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
3ª Mostra de Cinema e Vídeo Espírita, promovida do Nave, Goiânia
(jun) O Núcleo de Audiovisual Espírita ministrou oficina sobre como realizar mostras de vídeos espíritas no 1° Encontro Nacional de Arte Espírita, em Caucaia, no Ceará.
(out) Lançamento do vídeo: Novos Rumos para o Audiovisual Espírita, texto de Wagner de Assis, vídeo da TV Mundo Maior
Lançamento do documentário: Chico Xavier, o grande médium espírita, deireção de Oceano Vieira de Melo
Início das transmissões da Web TV Nova Luz , rio de janeiro
"Amor Eterno Amor" (2012), produzida pela TV Globo, apresenta forte presença do Espiritismo, com inúmeras cenas retratando práticas mediúnicas.[15]
Cloud Atlas (A Viagem), dirigido por Andy, Lana Wachowski e Tom Tykwer;
ano 2013
3º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
Lançamento do Portal Reação, de documentários sobre casos assistenciais, Brasília
(abr) Criação da TVCEI, tv da Feb
(dez) Lançamento do filme O Anjo - Marcelo Niess
ano 2014
Documentário: A data limite de Chico Xavier - direção? Pozzati Filmes
filme: Causa e Efeito, direção: André Marouço
4º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
ano 2015
(mar) lançamento do canal do youtube do Amigos da Luz de vídeos de Humor e Espiritismo.
(ago) Lançamento na FEB da exposição sobre cinema espírita: Luz além da Tela, Brasília
(ago) Cine debate na FEB sobre o filme Chico Xavier, debatedores: Jorge Godinho e Ivana Raisky, Brasília
(set) Cine debate na FEB sobre o filme, Nosso Lar, debatedores: Wagner de Assis, Paulo Maia e André siqueira, Brasília
(set) - Cine debate na FEB sobre o filme, Festa No céu: debatedores: Miriam Dusi e Cirne Araújo, Brasília
(out) Cine debate na FEB sobre o filme, Sexto Sentido; debatedores: Mayse Braga e Marco Leite, Brasília
(nov) Cine debate na FEB sobre o filme: Os outros, debatedores; Darlene cavalcante, andré Luiz Peixinho e Dalva silva Souza, Brasília
5º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
Lançamento do curta Agora Já foi da Federação Espírita do Amapá- FEAP, roteiro e direção: Manuela Oliveira
novela: "Além do Tempo" (2015), produzida pela TV Globo,apresenta temas espíritas, como reencarnação.
ano 2016
filme: Deixa-me Viver, direção: Clóvis Vieira
Lançamento do Programa Arte Arte Espírita, na Febtv, Brasília
(setembro) - Cine Debate sobre o filme Malévola na Febtv, Brasília
6º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
(mai) - curta Deixa-me Viver: direção: Cleiton Freitas, Brasília
(jun) Curta: último Dia - direção - Rafael Vargas
(set) Cinesp - Mostra de Audiovisual das Evangelizações Espíritas (CE)
ano 2017
(mar) Criação de curso de audiovisual espírita para mocidades espíritas, coordenado por Cleiton Freitas em Brasília.
(mai) 7ª Festival de Cinema Transcendental em Brasília
(mai) filmagem do 1º Curta metragem espírita entre Brasil e Portugal, filmado em Portugal (direção: Cleiton Freitas, Rafael Vargas, Renata e Ângela)
(mai) workshop sobre audiovisual espírita na Federação Espírita Portuguesa em Portugal
(jun) 1ª Mostra de Curtas Espíritas na Comunhão Espírita de Brasília
(jun) Seminário sobre Cinema e Espiritismo, uma relação possível de Andrei Renato, durante o Fórum Nacional de Arte Espírita em Goiânia
(jun) Seminário sobre audiovisual Espírita a serviço do Espiritismo de Claiton de Freitas, durante o Fórum Nacional de Arte Espírita em Goiânia
(jun) 7º Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, coordenação de Lucas de Pádua
(ago) Cine debate na FEB - Filme A cabana, Brasília-DF
(ago) Documentário metalinguístico: Chico Xavier, um amigo, direção de Cleiton Freitas
(out) Filme: A menina índigo - direção Wagner de Assis
Documentário Espiritismo à Francesa - direção Ery Lopes
Viva - A Vida é uma Festa, direção: drian Molina, Lee Unkrich
ano 2018
(jan) Oficina de audiovisual espírita no Congresso Espírita de João Pessoa
(março) Oficina de audiovisual espírita no Maranhão
(mar) curta metragem internacional espírita Solitude - Direção Cleiton Freitas e Rafael Vargas
(jun) 2ª mostra de curtas espíritas da Comunhão espírita de Brasília
Documentário Repacificar - direção Rafael Vargas
ano 2019
(jun) Filme: Kardec (direção: Wagner de Assis)
(jun) filme Divaldo, o mensageiro da Paz (direção: Cloves Nunes)
TV Brasil exibe alguns documentários espíritas: Repacificar e Feliz Idade
Curta Reprogramando - direção: Marcelo Niees
ano 2020
(mar) Lançamento do curta-metragem De repente, tudo passa! (direção: Cleiton Freitas)
(jun) Documentário em busca de Kardec na TV Prime Box - direção: Karim A.Soumaïla.
(mar a período atual) diversas lives durante a pandemia sobre a temática do cinema e espiritismo ou o audiovisual
Pedro Vê Gente Morta - Direção Paulo
ano 2021
(set) 1ª Mostra Audiovisual da Federação Espírita de Sergipe
(out) 1º Mostra Audiovisual da Federação Espírita de Florianópolis/SC
(set) Documentário Eurípedes Barsanulfo e a Evangelização de Espíritos - direção Cleiton Freitas (DF)
(out) Curta Sob a Luz da Verdade - direção: Vinicius luih e Italo Miranda(PA)
Curta Treze razões para vc ficar - FEP/Direção Momento Espírita filmes
ano 2022
(out) Lançamento do filme Predestinado, Arigé e o espírito Dr. Fritz - direção Gustavo Fernandez
(set) Lançamento do documentário Chico para sempre - direção Wagner de Assis
(out) Lançamento do curta Antonella, um conto de fé - direção Cleiton Freitas (DF)
ano 2023
(abr) Lançamento filme Ninguém é de ninguém - direção Wagner de Assis
(jul) Lançamento do documentário Fake News no Espiritismo - direção Cleiton Freitas (DF)
(set) Lançamento do documentário Memórias de Seu Barata - direção comunhão espírita de Brasilia
(out) 3ª Mostra de cinema Vida no Lar dos Velhinho Maria Madalena (DF)
(nov) Lançamento do documentário Sopa Chico Xavier - direção Cleiton Freitas (DF)
(nov) Lançamento do documentário um século de vida - direção Cleiton Freitas (DF)
ano 2024
(jan) Lançamento do filme Nosso Lar 2 - os mensageiros - direção Wagner de Assis
(jan) Lançamento do documentário Caminhos para o futuro - direção Mansão do Caminho
(fev) Lançamento do documentário Palmelo, cidade dos Espíritos - direção Cleiton Freitas (DF)
(jan) Gravações do filme documentário Sepé o Guerreiro da Paz - direção Cleiton Freitas
(out) 4ª Mostra de cinema Vida no Lar dos Velhinho Maria Madalena (DF)
Festivais e mostras de cinema espírita pelo país e mundo.
Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista
Cajazeiras(PB)
https://www.facebook.com/FestBras/
Festival de Cinema Transcendental
Brasília-DF
https://www.facebook.com/cinematranscendental/
Festival de cinema infantil na Paraíba (Campina grande)
Mostra Audiovisual da Federação Espírita de Sergipe
Mostra Audiovisual da Federação Espírita de Florianópolis/SC
sabe de um festival, mande para nós